Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Feng Shui para todos

Informação detalhada sobre Feng Shui para todos poderem utilizar.

Informação detalhada sobre Feng Shui para todos poderem utilizar.

Feng Shui para todos

27
Jul07

Feng Shui tradicional vs Feng Shui "New Age"

Zen
Pense no Feng Shui tradicional como um encontro com um amigo, para almoçar, num restaurante novo. O qual não sabe onde fica.

Para chegar ao local, o seu amigo terá de lhe dar um sem número de coordenadas no espaço. Se mora na mesma cidade, poderá lhe dar pontos de referência ou marcos calmaria e feng shui naturalconhecidos que ambos conhecem. Se não conhecer a zona, poderá lhe enviar um e-mail com a direcção ou até mesmo um mapa para se orientar.

Mas esta é a única parte da informação que necessita. Necessita de saber as coordenadas no tempo. Se não lhe disser as horas ou o dia em que se vão encontrar, poderá ter esse almoço?

Se sabe a hora e a data, poderá almoçar sem problemas. Mas e se o seu amigo altera a hora e o dia apenas para lhe pregar uma partida? Provavelmente não poderão almoçar.

Assumir informação não é "à prova de bala".

Almoçar, como em muitas coisas na nossa vida, depende de uma coordenação tempo/espaço. Alias, se pensar bem nisso, praticamente tudo na nossa vida precisa dessa coordenação. Por exemplo, as casas comerciais, como os restaurantes, estão abertos apenas alguns dias e durante algumas horas. Está a funcionar, num determinado local, durante um determinado período de tempo.

O Feng Shui Tradicional também está dependente do espaço e do tempo. Por exemplo, uma casa tem uma localização no espaço. As coordenadas correctas e exactas podem ser calculadas através do Google Earth , por exemplo. Ou com o auxílio de um GPS. Uma casa é construída num determinado tempo. Ainda não aparecerá no Google Earth se ainda não está construída.

As variedades "New Age" do Feng Shui - Intuitivo, Piramidal, Fusão, Ocidental, apenas para nomear alguns - podem-lhe dar informação no espaço, mas não no tempo. Esta é, de facto a grande diferença entre o que é tradicional e o que são as novas correntes. Se tantos aspectos da nossa vida são regidos pelo binómio espaço/tempo, porque investir o nosso tempo e dinheiro em algo que apenas nos dará uma perspectiva da nossa vida? É como combinar um jantar e dizer: "É num shopping qualquer..."

O Feng Shui tradicional requer muito mais estudo e aprendizagem e os seus praticantes devotam grande parte da sua vida a ele. É raríssimo encontrar pessoas a pratica-lo com menos de 10 anos de experiência, simplesmente porque ainda não sabem o suficiente para o por em prática.

Esta, sem dúvida é a grande diferença entre ambas as correntes de Feng Shui .

Foto: Mark Elliott
04
Set06

Os 5 erros mais frequentes em Feng Shui

Zen
Muito se escreve sobre o que se deve escrever e dos benefícios de utilizar Feng Shui na nossa vida. No entanto, pouco se vê escrito sobre os erros da sua utilização e das situações em que não se deve usar de todo.

1. Amontoar de Tralha.
Uma das causas mais frequentes dos bloqueios de energia nas nossas vidas é o amontoar de tralha nos espaços onde habitamos. Antes de efectuar qualquer cura ou análise, deverá retirar Feng Sjui - Equilibriodo espaço tudo o que possa constituir um entrave ou obstáculo à livre circulação de energia. Só após esta "limpeza" é que poderá, então , colocar uma cura.

2. Falta de definição de objectivos.
Quando se coloca uma cura, por exemplo de riqueza, é necessário que esteja presente na mente de quem a coloca quais os objectivos exactos. Se colocar com algum sentido lato como "riqueza" dificilmente conseguirá ter um resultado visível. Agora se visualizar perfeitamente um objectivo definido. Um objectivo tal como a resolução de um problema ou o final de um negócio, aí os resultados serão mais satisfatórios.

3. Usar apenas curas Chinesas.
O Feng Shui é uma arte de origem Chinesa. No entanto, devidos aos anos de utilização, outras culturas foram contribuindo com pedaços de sabedoria e conhecimento. Culturas como a Tibetana ou a Índia, trouxeram contributos importantes e que não podem ser ignorados.

4. Demasiadas alterações ao mesmo tempo.
Quando há uma consulta de Feng Shui com um profissional, é traçado um plano de alterações e o seu tempo. Esse plano deverá ser cumprido, especialmente no que diz respeito a datas. Terá de ser concedido tempo para que as energias se restabeleçam, para que a harmonia seja alcançada, e só depois então seguir para o próximo passo. Para que os resultados sejam visíveis e se identifiquem novas necessidades paralelas de colocação de curas.

5. Colocar uma cura e virar costas.
Todos os processos necessitam de acompanhamento. É impossível simplesmente colocar uma cura e abandona-la. Todos os dias deverá voltar ao local da cura, certificando-se que tudo está bem. Compondo, se for caso disso, ou até mesmo repondo caso se tenha estragado por alguma razão. Por exemplo, se houverem animais domésticos, é frequente que estes derrubem e estraguem algumas disposições da nossa decoração em casa.
01
Set06

Plantas no Feng Shui: o Bamboo

Zen
O Bamboo utilizado no Feng ShuiO Bamboo tem sido considerada uma planta da sorte desde à muito tempo. Está presente na cultura Chinesa à mais de 4000 anos. É também, provavelmente, a planta mais utilizada em Feng Shui .

Quer seja pelo carisma que transmite a qualquer espaço, quer seja pela resistência aos "maus tratos" tem sido uma presença contínua em muitos trabalhos de Feng Shui .

Cuidados a ter

É uma das plantas mais resistentes que se pode ter em casa. Sobrevive em praticamente qualquer espaço. Pode coloca-lo simplesmente na casa de banho, desde que o regue com regularidade irá sempre manter-se vivo e viçoso. Se desejar que cresça mais e mais verde, simplesmente adicione algumas gotas de fertilizante próprio para plantas verdes sem flor.

Uma boa prática é mantê-lo continuamente dentro de água. Assim é mesmo conveniente ir adicionando o fertilizante para que sobreviva mais tempo.

Utilização no Feng Shui

A principal utilização é, sem dúvida,
nas curas. Serve como desintoxicante e como purificador natural do ar. É utilizado em praticamente todas as vertentes das curas por Feng Shui diminuindo ou aumentando a quantidade de paus de bamboo utilizado.

Exemplos de utilização do Bamboo

  • Saúde: 8 paus
  • Felicidade: 3 paus
  • Amor: 2 paus
  • Riqueza: 5 paus
  • Fortuna e Felicidade: 9 paus
O Bamboo é das plantas mais úteis de se ter em casa. Além de serem um excelente elemento decorativo, a sua presença traz-nos paz e harmonia. Sem dúvida um conselho a seguir.

Link para o autor da Fotografia
28
Ago06

Feng Shui e a saúde

Zen
A saúde é uma coisa que muitos de nós toma como um dado adquirido. Muitos de nós ignoram por completo a medicina preventiva, e só quando as dores se tornam insuportáveis é que se dirigem ao médico. Sem boa saúde, dificilmente se conseguirá algum sucesso em alguma área da nossa vida. A nossa saúde dá-nos a motivação e a energia para alcançarmos tudo na nossa vida. Quando a nossa saúde se deteriora, toda a energia do corpo se concentra em curar o corpo. Feng Shui é uma das ferramenta preventivas para manter todas as pessoas fortes e saudáveis.



Localização da área da saúde

As várias escolas de Feng Shui mostram a localização da área da saúde em locais ligeiramente diferentes. No entanto, as técnicas e métodos utilizados são em tudo semelhantes.

Atributos:

  • Área : Saúde
  • Cor: Amarelo
  • Número: 9
  • Forma: Todas as formas
  • Sabor: Todos os sabores

Curas de Saúde
O centro da casa (centro tirado pelo compasso de Feng Shui ) deverá ter o mínimo de mobília possível. Brancos e amarelos são o ideal para se decorar esta zona. Quando visitar alguém que está doente, a melhor cor para as flores é o amarelo. Poder-se-á colocar um cristal grande nesta zona de forma a que reflicta a cor em todos os espectros para todos os cantos da casa. Daí a necessidade desta zona estar desimpedida. De forma a esta luz se propagar sem entraves
28
Ago06

O que é o Feng Shui?

Zen
Muitas questões e especulações se levantam sobre o que é ou o que não é o Feng Shui . O Feng Shui é uma arte antiga de colocação de artigos de forma a trazer harmonia e equilibro a espaços físicos. A tradução livre de Feng Shui será "Vento e Água". Feng representa o vento que transposta a chi através do espaço livre. Shui é a água que atravessa a terra e leva o chi com ela.

O Chi é a energia invisível que nos rodeia. Esta energia não pode ser sentida, vista ou ouvida mas influência todos os seres vivos. O Chi deverá movimentar-se livremente e sem esforço através de todas as estruturas físicas para trazer harmonia e equilíbrio . O Feng Shui foi inventado à centenas de anos atrás para assegurar que o fluxo de Chi traria apenas vibrações positivas e não as negativas que podem causar desordem e caos.

Apesar de estar presente à centenas de anos, só nos últimos 20 anos é que o Ocidente recebeu e começou a praticar o Feng Shui . O seu principal objectivo é o de alinhar o espaço físico com os seus objectivos na vida. As nossas casas são o reflexo da nossa vida. Se a nossa casa está cheia de tralha e até é difícil entrar na porta, demonstra claramente a dificuldade e a luta dentro e fora de casa para levarmos a nossa vida em diante. Alterando o espaço físico que nos rodeia pode nos condicionar positivamente a vida levando-nos mais rapidamente aos nossos objectivos.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Repondemos à sua pergunta aqui neste blog. Por favor contacte-nos através do e-mail momentozen@sapo.pt. Coloque-nos todas as suas dúvidas e nós tentaremos responder o melhor que podemos e sabemos.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D